RPG – Reeducação Postural Global

Método desenvolvido por Philippe-Emmanuel Souchard, inspirado nas idéias e experiência clínica da fisioterapeuta francesa F. Mèzieres na década de 1970, propôs que os músculos estão estruturados biomecanicamente através das cadeias miofasciais. Tais cadeias são relacionadas, sobretudo à função estática anti-gravitacional e podem ser divididas em dois sistemas retos: anterior e posterior.

Uma forma claramente como se dá o processo de compensações num indivíduo é quando o organismo “escolhe” a postura que minimize a dor, quando este sistema adaptativo falhar, os sintomas aparecem, como dor ou um desconforto, que pode não ser a causa da lesão e que muitas vezes dificulta a localização da dor inicial.

Portando, um tratamento deve ser global para ser eficiente. Na RPG, por meio das cadeias musculares, trilhamos os caminhos que vão da consequência à causa da lesão, reequilibrando as tensões e reencontrando o bom equilíbrio do corpo. O fisioterapeuta trabalha com o paciente, contra a patologia. Durante cada sessão, o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas ( deitado, sentado e em pé). A duração e a frequência dessas sessões, que são individuais, dependem de cada paciente. Normalmente elas duram em média de 50 minutos à 1 hora.

Principais Indicações do RPG:

A RPG pode ser indicada para todas as idades, para a maioria das patologias do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas.

Como por exemplo nas patologias:

• Problemas na coluna vertebral.
  • Hérnia discal.
  • Lombalgia e lombociátalgia.
  • LER (lesão por esforço repetitivo).
  • Lesões articulares e pós-traumáticas.

Pode ser utilizado nas pessoas sem a presença de dores, como desvio de coluna, por exemplo:

• Escoliose
  • Hipercifose.
  • Hiperlordose.
  • Desvios dos pés e dos joelhos, e outras.

Resultado da Postura Corporal após 12 sessões de RPG

– PARA VER ESTA E OUTRAS PUBLICAÇÕES – CLIQUE AQUI