Acupuntura Chinesa

A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - pontoada) é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa. Um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.

A história da Acupuntura é inseparável à história da Medicina na China. Há mais de cinco mil anos (3.000 anos de registros escritos e mais de 2.000 com achados arqueológicos) os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males.

Meridianos_de_Energi

O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas, especiais e descartáveis em determinados pontos dos canais específicos do meridianos no corpo, que são chamados de “pontos de acupuntura”. A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse meridiano.

Sua filosofia indica que esses pontos energéticos controlam o fluxo do QI (energia vital) através dos canais de energia (meridianos) e dos órgãos, removem os bloqueios, fortalecem o QI protetor do corpo além de diminuir a probabilidade de doenças. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, pois a quebra desta harmonia pode ser a causa do problema ou doença. Nenhuma doença existe isoladamente, sempre está associada a algum desequilíbrio geral que, quando tratado com a acupuntura, é observado uma melhora do paciente como um todo.

Principais indicações da Acunpuntura:

• Insônia,
  • ansiedade,
  • depressão,
  • estresse,
  • enxaqueca,
  • pânico,
  • artrite,
  • artrose,
  • sinusite,
  • rinite,
  • dores na coluna,